É bem verdade que todos nós possuimos peças de vestuário de estética conforme nosso padrão de qualidade. Diante de nossas exigências de consumidor, temos um tipo de produção industrial que contribui bastante com o atendimento de nossas necessidades. Esta produção é a Serigrafia, a qual consiste em um processo produtivo no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador, mediante uma tela preparada ou, em termos técnicos, a matriz serigráfica, normalmente feita em poliéster ou nylon, sendo esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço. Sua gravação ocorre pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz + fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.
Este processo produtivo, geralmente é feito de forma manual e desta forma é que ocorre o processo de produção serigráfica na produção que coordeno, visto que ela é dotada de um setor de serigrafia. Abaixo, apresentamos um video do processo serigráfico mais comum, ou seja, o processo de produção manual:
Como o progresso científico não pára, a automação industrial nos apresenta uma máquina de serigrafia automática, ou simplesmente, o Carrossel Serigráfico. Veja: