segunda-feira, 21 de março de 2011

Alternativas para os resíduos industriais

Segundo notícia divulgada em fevereiro pelo IBGE, a indústria paraense cresceu 13,5% em dezembro de 2010. Boa notícia para os índices econômicos, porém, como o setor gera resíduos compatíveis ao número da sua produção, a indústria se volta para desenvolver índices positivos no quesito socioambiental. Por isso, cada vez mais a são adotados processos regenerativos na produção brasileira.

Muitas empresas têm acompanhado a tendência do mercado e reciclado sobras de suas fabricações para atender a uma demanda cada vez maior de consumidores conscientes. De acordo com Deryck Martins, secretário executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente, da Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará), muitas organizações estão adotando a reciclagem de resíduos sem visar apenas o lucro. 'Alguns fatores como a legislação, o consumo consciente e a busca por uma produção socialmente responsável têm contribuído para a mudança de práticas das empresas', diz.

Seguindo o caminho de países europeus e do Estados Unidos, o Brasil promulgou em agosto do ano passado a Política Nacional de Resíduos Sólidos, registrada sob a Lei nº 12.305. Entre as exigências da legislação, os setores produtivos devem elaborar mecanismos para reaproveitar seus resíduos ou fazer o destino correto de acordo com o tipo de material a ser descartado. O processo de implementação da Política Nacional tem evoluído lentamente. No entanto, segundo Deryck Martins, os benefícios da reciclagem proporcionados para a indústria geram novas receitas, aumentando o ciclo de beneficiamento industrial.

Política Nacional de Resíduos Sólidos - LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 
 
Fonte : Portal ORM  em 21/03/2011 - 09h04



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...