Atualmente, no mundo corparativo não há como deixar de ressaltar a importância da capacitação contínua aos colaboradores. Diante disso, lhes apresento um método de ensino focado no chamado "chão-de-fábrica" : OJT. Irei abordar este tema em 2(duas) partes , inciando a primeira agora .
Diante do aparente consenso de que na era do conhecimento as ações de desenvolvimento de pessoal são absolutamente estratégicas, haja vista a necessidade das Autarquias de Saneamento incorporarem a filosofia de "organizações que aprendem", não se tem constatado avanços significativos nas habilidades das pessoas, principalmente aquelas vinculadas ao "chão de fábrica" ou "chão de venda" ou "chão administrativo". Os não avanços ora tem sido por falta de Setores de Recursos Humanos - RH, ora por falta de gestores de RH ou ora por falta de metodologia educacional; em suma, se observa absoluta falta de foco em RH. Assim, convive-se com um perfil de RH incompatível com os desafios tecnológicos, metodológicos e sociais, alcançando-se, quando muito, resultados da ordem de 5 a 10 horas/aula/funcionário/ano, via de regra concentrado em pessoas vinculadas às áreas meio (Projeto, Obra, Planejamento, Administrativo, Financeiro, Jurídica, Contabilidade, Compras, etc.). Mesmo que se tente inverter este quadro, há uma crise pedagógica, dificultando sobremaneira a educação de pessoas com vínculo ao "chão de fábrica", em especial aquelas que trabalham em regime de turnos de revezamento. Seu objetivo principal é apresentar uma alternativa altamente eficaz na educação de adultos vinculados ao "chão de fábrica", permitindo que se alcancem resultados expressivos em prol da organização, dando-lhe recursos humanos com novas habilidades técnicas e comportamentais, as quais são agregados sem mover o funcionário de seu local de trabalho. Entretanto, surgem os questionamentos :
1. Como garantir que o Treinamento Operacional seja efetivamente aplicado nas situações de trabalho?
2. Como utilizar o Programa de Treinamento Operacional com instrumento de garantia da
qualidade nos processos, produtos e serviços?
3. Como alcançar índices de 80 a 100 horas/aula/funcionário/ano sem grandes dispêndios
financeiros e sem grande movimentação de pessoal?
A resposta a estas questões é obtida através da utilização, por parte das empresas do "On
The Job Training - OJT" (Treinamento no Local de Trabalho) e este por sua vez é uma metodologia pedagógica simples, eficaz e barata, que parte das seguintes premissas:
b) Preferencialmente são capacitados os próprios supervisores para assumirem o papel de
instrutores;
instrutores;
c) A escola vai ao aluno;
d) O aluno é treinado em seu habitat onde se sente seguro e mais disposto a aprender;
e) A aprendizagem é absolutamente vivencial;
d) O aluno é treinado em seu habitat onde se sente seguro e mais disposto a aprender;
e) A aprendizagem é absolutamente vivencial;
f) Permite maior integração da teoria à prática;
g) Pessoas de turnos distintos se encontram, criando-se o espírito do contraditório, rumo
à padronização;
à padronização;
h) Facilitação no trabalho dos instrutores, pois os alunos assumem posição de
instrutores em função de aprenderem juntos, onde um procura se destacar mais em
relação ao outro, por estarem mais à vontade;
i) Preferencialmente os chefes são os instrutores;
instrutores em função de aprenderem juntos, onde um procura se destacar mais em
relação ao outro, por estarem mais à vontade;
i) Preferencialmente os chefes são os instrutores;
j) Aprendem fazendo;
k) Pode-se treinar pessoas com pouca escolaridade.
Nesta metodologia, a Educação e o Treinamento são a base de sustentação dos Programa de Melhoria da Qualidade em qualquer organização. O “OJT – ON THE JOB TRAINING” é uma das excelentes metodologias de Treinamento que viabiliza o desenvolvimento, a participação e o comprometimento de toda a equipe com os resultados organizacionais, pois através dele são praticados os seguintes conceitos:
- Todo Treinamento deve ser acompanhado da aplicação prática dos
conhecimentos e habilidades adquiridos. O Lema é "Educa –Treina – Faz";
Desnecessário dizer que a ação de treinamento é tão mais eficaz quanto mais conectado
estiver a Programas empresariais. A título de exemplo o OJT pode ser muito bem aplicado aos treinamentos de Operadores de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários, bem como para Mantenedores destes Sistemas e Comercializadores de Serviços (leituristas, atendentes, etc.), dentro de Programas de Fortalecimento Operacional com vistas a redução de custos, aumento de faturamento, redução de perdas, etc.
Nesta metodologia, a Educação e o Treinamento são a base de sustentação dos Programa de Melhoria da Qualidade em qualquer organização. O “OJT – ON THE JOB TRAINING” é uma das excelentes metodologias de Treinamento que viabiliza o desenvolvimento, a participação e o comprometimento de toda a equipe com os resultados organizacionais, pois através dele são praticados os seguintes conceitos:
- Todo Treinamento deve ser acompanhado da aplicação prática dos
conhecimentos e habilidades adquiridos. O Lema é "Educa –Treina – Faz";
- O Treinamento na tarefa decorre da definição clara de Procedimentos
Operacionais. Estes Procedimentos são a descrição do trabalho a ser executado
em cada tarefa. É com base nestes procedimentos que são elaborados os
Manuais de Treinamento;
- A delegação é a base da Educação. É como relacionamento de pai e filho.
Quando a pessoa tem autoridade sobre o processo que está sob sua
responsabilidade, ela une seu conhecimento com sua iniciativa, produzindo
excelentes resultados;
- A participação é a palavra chave para despertar o desejo de ser treinado. As
pessoas devem sentir a necessidade do treinamento. No “OJT- On The Job
Training” as pessoas constroem juntas a relação de aprendizagem, desde a
elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão até a experimentação das
situações concretas do seu dia-a-dia em um ambiente de aprendizagem;
Desnecessário dizer que a ação de treinamento é tão mais eficaz quanto mais conectado
estiver a Programas empresariais. A título de exemplo o OJT pode ser muito bem aplicado aos treinamentos de Operadores de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários, bem como para Mantenedores destes Sistemas e Comercializadores de Serviços (leituristas, atendentes, etc.), dentro de Programas de Fortalecimento Operacional com vistas a redução de custos, aumento de faturamento, redução de perdas, etc.
Definido o Processo Organizacional onde o Programa está focado (por exemplo Operação, ou Manutenção ou Comercial), o planejamento do treinamento deve atender à seguintes etapas que serão o tema de nossa postagem final sobre OJT. Em breve, aguardem...
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