quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gestão da Qualidade : Six Sigma



 Simbolo Six Sigma

Aos que sabem, relembre. Aos que ainda não conhecem, eis que apresentamos a metodologia Seis sigma ou Six Signma(em inglês), a qual consiste em um é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela  empresa MOTOROLA, visando a melhora sistemática dos processos produtivos ao eliminar defeitos. Entretanto, "defeitos" podem ter significados diversos dentre as pessoas. Para os japoneses o conceito de qualidade é diferente daquele seguido pelos ocidentais. Entretanto, ao se aplicar esta metodologia, deve-se seguir apenas uma linha conceitual sobre qualidade, onde um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço conforme suas especificações. Em alguns países, o Seis Sigma é conceituado não só como metogologia, mas também como estratégia gerencial para promovar mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diante disso, ele tem como prioridades a  obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços. A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. Ele a define como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.
Atualmente, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte e ainda aumentando a participação de mercado, afim de reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza. Muitas das vezes é compreendido como panacéia geral, mas na realidade é uma solução ótima de médio e longo prazos, e se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado, o que não denigre a filosofia em si mas sim a forma e determinação como a mesma foi implementada.
Seus projetos seguem 2(duas) metodologias inspirados no Ciclo PDCA, criado por um dos "gurus da qualidade" Edwards Deming. Tais metodologias são compostas por 5(cinco) fases e denominam-se:

a) DMAIC : seus projetos focam melhorias nos processos de negócios já existentes, suas fases são as seguintes:

1. Define goals: definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa; 
2. Measure and identify: mensurar e identificar características que são criticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos; 
3. Analyze: analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto; 
4. Design details: desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes; 
5. Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo.

b) DMADV : seus projetos são focados no desenvolvimento de novos produtos e processos de produção. Possui as seguintes etapas;

1. Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objetivos do projeto; 
2. Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados importantes; 
3. Analyse the data: analisar os dados para investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determinar quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos; 
4. Improve the process: melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades; 
5.Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos. 

O Seis Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, tais como:
  • Ênfase no controle da qualidade;
  • Análise e solução de problemas;
  • Uso sistemático de ferramentas estatísticas;
  • Utilização do DMAIC (define-measure-analyse-improve-control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir).
Contudo, o Seis Sigma abrange não só o pensamento estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo-benefício dos projetos de melhoria. Um dos maiores problemas do Seis Sigma é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização. Como justificativa da implantação do Seis Sigma cita-se:

  • Iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade;
  • Imposição de matrizes.
Como beneficios, temos :
  • Diminuição dos custos organizacionais;
  • Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
  • Acréscimo e retenção de clientes;
  • Eliminação de atividades que não agregam valor;
  • Mudança cultural benéfica.
Como envolve mudança cultural na empresa que a está implementando traz, geralmente embutida, uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores e equipes. Este aspecto não pode ser negligenciado em sua implementação sob risco sério de falha na mesma. A questão da cultura organizacional é relevante quando se trata do Seis Sigma, prova disso é o fato de que as empresas que implantaram este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

A implantação do Seis Sigma nas organizações tem o intuito de incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção, de uma forma estruturada, considerando todos os aspectos importantes para o negócio.Essa metodologia também prioriza o aumento da rentabilidade, pois concentra muitos esforços na redução dos custos da qualidade e no aperfeiçoamento da eficiência e da eficácia de todas as operações que atendem às necessidades dos clientes. Os fatores-chave para o sucesso da implantação do Seis Sigma são:
  • Envolvimento e comprometimento da alta administração;
  • Habilidades de gerenciamento de projeto;
  • Priorização e seleção de projeto;
  • Revisões da documentação;
  • Foco no cliente.
As principais dificuldades na implementação do Seis Sigma são :
  • A pouca disponibilidade de funcionários para a realização de treinamentos e estudos, dentre outras atividades;
  • A complexidade das operações realizadas;
  • Os treinamentos internos, já que para o Seis Sigmas são muito mais complexos do que para a maioria dos outros programas de qualidade;
  • O manuseio das ferramentas da qualidade.
Dentre as principais facilidades que podem ser encontradas na implantação do Seis Sigma, tem-se:
  • Disponibilidade de recursos para diversos fins como, por exemplo, treinamentos, materiais didáticos, etc;
  • Apoio da direção das organizações;
  • Consultoria contratada para auxiliar na implantação;
  • Escolaridade dos colaboradores;
  • Programas de computador para apoio e a confecção de documentos.
Ao aplicar o Seis Sigma numa organização, é feito um intensivo uso de ferramentas para a identificação, análise e solução de problemas, com ênfase na coleta e tratamento de dados e  suporte administrativo. O diferencial do Seis Sigma está na forma de aplicação estruturada dessas ferramentas e procedimentos e na sua integração com as metas e os objetivos da organização como um todo, fazendo com que a participação e o comprometimento de todos os níveis e funções da organização se torne um fator-chave para o êxito de sua implantação. Também atuam como fatores-chave o compromisso da alta administração, uma atitude pró-ativa dos envolvidos no programa, e sistematização na busca da satisfação das necessidades e dos objetivos dos clientes e da própria organização.
Além disso, o Seis Sigma prioriza a escolha do pessoal que irá se envolver na implantação e aplicação do programa de forma criteriosa, além do treinamento e da formação das equipes para a seleção, implementação, condução e avaliação dos resultados obtidos com os projetos executados, que são a base de sustentação do programa.
Em suma, dentre as principais alterações que o Seis Sigmas provoca após sua implementação, cita-se :
  • Maior qualidade dos produtos e serviços;
  • Ganhos financeiros.
Além disso, observa-se que as organizações que adotam o Seis Sigma, em sua maioria, utilizam as denominações presentes na literatura para que os integrantes do programa e a maioria dos funcionários possuam curso superior completo ou pós-graudação. Salienta-se ainda sua alta aplicabilidade a toda e qualquer indústria, seja de bens duráveis, quanto a alimentícia, alimentos em geral.

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