terça-feira, 2 de novembro de 2010

Teoria Motivacional : Hierárquia das necessidades de Maslow

Durante minha vida acadêmica, muitos foram os desafios e em 2007, após superar as disciplinas básicas da engenharia, enfim pude ter aulas das disciplinas mais específicas da Engenharia de Produção. Era uma terça-feira, por volta das 22h e depois de um exaustivo dia de trabalho e aulas na universidade, se aproximava a hora tão esperada de ir para casa e descansar para enfrentar mais uma maratona no dia seguinte. Nesta ocasião, o professor André Clementino, adentrou em minha sala de aula para dar a última aula dequele dia e nos apresentou as teorias motivacionais, dentre as quais a incrível “Hierarquia de necessidade de Maslow”. Dotada de conceitos simples e absolutamente aplicáveis a vida real, julgo esta teoria como a mais próxima da realidade. Segundo o cientista e psicologo norte-americano Abraham Maslow(1908-1970), sua teoria consiste em uma divisão hierárquica, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. Ele define um conjunto de 5 (cinco) necessidades descritas na pirâmide, conforme abaixo:
1.Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
2. Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
3. Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
4. Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
5. Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".
Graficamente, esta a "Pirâmide" representa a nossa vida e suas fases ao longo dela, ressaltando que a 3ª camada, em vias normais, chegará a vida do ser humano até seus 28 anos de idade, em média.

   
Para a vida pessoal, reflita. Para a Engenharia de Produção, deverá ser aplicada como ferramenta organizacional focada na gestão de pessoas. Entendendo-as em cada fase de sua vida, têm-se um indicador de como utilizar melhor os recursos humanos nas situações que se apresentem. Em diversas situações lidamos com funcionários com baixo rendimento, mas de bom conhecimento técnico. Desta forma, não vale a pena simplesmente transferí-lo de setor ou mesmo desligá-lo e sim, procurar entender o que realmente está ocorrendo com ele para que isso o motive a superar as dificuldades e melhorar seu desempenho.
Em suma, a teoria de "Hierárquia das necessidades de Maslow" apresenta-se como uma excelente ferramenta motivacional. Com base nela, é possivel entender certos aspectos do ser humano e criar alternativas de aumento de produtividade e melhorias contínuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...